O NUCEARTES teve conhecimento de que um nosso conterrâneo, conhecido e amigo Guilherme Lagido Domingues era o novo Director do Departamento das Áreas Protegidas do Norte.
Conhecido o seu trabalho no IFADAP - Instituto de Financiamento e Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e das Pescas, é com expectativa que esta associação aguarda pelo seu desempenho nestas novas funções, sabendo da prioridade que dará ao PNPG - Parque Nacional da Peneda Gerês, resultado do legado aí deixado, mas igualmente atentos ao que o seu cargo abrange.
Da estrutura organizacional inscrita em Lei, o Departamento que irá dirigir inclui a "APPLE- Área de Paisagem Protegida Litoral de Esposende" mais a extensão litoral dessa até ao Rio Minho.
É neste particular que o NUCEARTES, por força do seu âmbito geográfico de acção, devotará maior atenção, na certeza porém de que o novo Director saberá responder da melhor forma às necessidades locais e regionais.
O NUCEARTES sabe que a gestão dos espaços referidos, sendo áreas sensíveis, se submete à pressão de muitos interesses, e que estes nem sempre se coadunam com os cuidados especiais que estas zonas merecem. O conjunto de elementos de regulação é vasto e carece de uma orgânica funcional.
Na actualidade, temos o POOC Espinho-Caminha (aprovado), o "Polis Litoral Norte" (que se desenvolve até 2012 e que aponta para um investimento superior a 90milhões de Euros), os PDM´s dos concelhos litorais (em desenvolvimento), entre outros.
O período que se avizinha é assim exigente e difícil, sendo extremamente importantes as decisões que o novo Director do Departamento das Áreas Protegidas do Norte tomar já este ano.
O NUCEARTES espera, porque acredita nas suas qualidades técnicas e humanas, que o Director Guilherme Lagido Domingues saiba manter-se atento, imune aos múltiplos interesses, e aproveita o momento para o felicitar nas suas novas funções.