É recorrente a atividade de hastear e arrear a Bandeira Azul na praia de Vila Praia de Âncora ao longo das ultimas décadas. Um longo folhetim sem fim à vista, pelo menos enquanto não forem erradicadas as causas da anomalia.
Repetimos a nossa publicação no Facebook a 22 de Julho de 2016, porque se mantem atual:
"Parece já estar ultrapassada a anomalia que originou o arreamento preventivo e temporário da Bandeira Azul na praia de Vila Praia de Âncora. As últimas análisesconfirmam a boa qualidade das águas balneares e o regresso à normalidade da “praia das crianças”.
No entanto, o NUCEARTES – Núcleo de Estudos e Artes do Vale do Âncora, reitera uma vez mais, tal como o vem fazendo há mais de vinte anos, que é necessário estudar, refletir e avançar em formas alternativas de total despoluição do Rio Âncora e da sua bacia hidrográfica, sob pena de continuarmos com “o coração nas mãos”, independentemente do esforço e atenção que os órgãos autárquicos depositam neste assunto.
É necessário erradicar de forma clara e permanente todos os drenos de descarga no Rio Âncora (ETAR e estações elevatórias) e encaminhá-los para o meio natural com capacidade de dispersão, o mar. Igualmente é necessário reforçar o controlo e continuar a eliminar os focos de poluição ao longo dos regos foreiros, pois ainda há efluentes não tratados a serem vertidos clandestinamente nestes canais.
Aos Ancorenses e veraneantes, a Direção do NUCEARTES deseja boas férias e uma ótima estadia na Praia das Crianças."
Diversas vezes o NUCEARTES tomou posição sobre a qualidade das águas balneares, mas apenas queremos destacar as declarações de Agosto de 2011 e que podem ser lidas aqui e aqui, precisamente pelos mesmos motivos.
ASSOCIAÇÕES
Liga para a Protecção da Natureza
ENTIDADES PÚBLICAS
Câmara Munic. Viana do Castelo
Dir. Geral Edif. e Monumentos Nacionais
Instituto da Conservação da Natureza
Instit. Port. Património Arquitectónico
INFORMAÇÃO
INTERESSANTE